terça-feira, 20 de janeiro de 2009

*Física*



Convivemos com um grande universo de fenômenos, dentre os quais aqueles estudados pela física.
Exemplos:





  • Andar de bicicleta e de automóvel;


  • Utilizar liquidificador;


  • Tomar banho de chuveiro elétrico;


  • Utilizar a internet para obter informações, etc.
*Laboratório de física


Na Seara da ciência localizada ao lado da reitoria da universidade federal do Ceará, podemos ver vários experimentos e curiosidades interessantes no campo da física, a que nos interessou mais, por conta de sua simplicidade e prática nos mostrarem de forma eficaz a força centrípeta agindo sobre duas barras de madeira ligadas. Para que você entenda melhor, iremos explicar-lhe de uma forma mais abrangente o assunto acima citado.

TEORIA SOBRE ACELERAÇÃO CENTRÍPETA. Antes, precisamos ter uma noção sobre movimento circular. No movimento circular uniforme, o módulo da velocidade da partícula permanece constante, e então, a partícula não possui aceleração tangencial. Entretanto, como a direção do vetor velocidade varia continuamente, a partícula possui uma aceleração centrípeta, opa! estamos chegando onde eu queria...podemos deduzir matematicamente, que o valor da aceleração centrípeta no movimento círcular é dado pela divisão de v² dividida por R. Observe que o valor de "A" é proporcional ao quadrado da velocidade e inversamente proporcional ao raio da circunferência. Logo:Experimento para uma observação prática da ação da força centrípeta:



Materiais utilizados:





  • 1. Duas barras de madeira;


  • 2. Dois pinos de ferro;


  • 3. Uma serra para madeira;


  • 4. Uma furadeira.

Procedimento:



  • Corte as barras em 12 cm cada, depois faça um corte de 3 cm no meio delas de forma que elas se encaixem através dos cortes feitos, após isso, perfure-as encaixando-as mais intensamente com os dois pinos de ferro um em cada buraco de sua respectiva barra de madeira. As barras ficarão completamente encaixadas formando um “X” . Assim, se você tentar desencaixá-las tentando de muitas formas pela força, não conseguirá...não é macumba, nem feitiçaria, as barras se desgrudarão com um simples girar sobre uma superfície plana!!!




Conclusão:



Isso ocorre por conta da força centrípeta, que age sobre o centro das barras fazendo que elas se desprendam uma da outra.Legal né? Tudo fica mais fácil de entender com descontração e prática!



*Fonte de pesquisa





http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/fisica/forca-centripeta-1.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário