O estudo da Geografia:
A Geografia estuda as características dos lugares e a distribuição da população, dos fenómenos e dos acontecimentos que ocorrem e evoluem à superfície da Terra.Para além de ser uma disciplina mediadora de cultura e de conhecimentos geográficos, é uma ciência mediadora de valores e uma das mais intervenientes na educação para a cidadania, para a saúde, para o ambiente e para a diferença.A Educação Geográfica permite o conhecimento da realidade social, econômica, cultural e ambiental num mundo em que as distâncias são cada vez mais curtas e a necessidade de atuação responsável e ativa cada vez maior.
Fósseis e rochas sedimentares:
Cerca de 3/4 da Terra são cobertos por rochas sedimentares que revestem partes dos continentes e dos fundos oceânicos. Estas formam apenas um película superficial sobre as rochas magmáticas e metamórficas que constituem a maioria do volume rochoso crustal.
Os sedimentos, precursores das rochas sedimentares, encontram-se na superfície terrestre resultantes de fenômenos de meteorização e erosão de rochas pré-existentes assim como de restos orgânicos. São constituídos por areias, siltes e conchas de organismos. Estes primeiros, formam-se à medida que a meteorização vai fragmentando as rochas da crosta, sendo posteriormente transportados pela erosão.
Na Seara da ciência podemos aprender e ter melhor visualização sobre as rochas e pedras de diferentes formatos e cores.
A água e o vento são os principais agentes de transporte de sedimentos. Quando estes agentes perdem a capacidade de transportar, devido a uma diminuição da velocidade, ocorre a sedimentação.
Com o continuar da sedimentação, os sedimentos dispostos nos estratos inferiores são compactados e cimentados (precipitação de minerais novos em torno das partículas depositadas, colando-as). Ao conjunto de processos que transformam os sedimentos em rochas sedimentares consolidadas dá-se o nome de diagénese.
Os sedimentos e as rochas sedimentares são caracterizados pela presença de estratificação - que resulta da formação de camadas paralelas e horizontais, pela deposição contínua de partículas no fundo de um oceano, de um lago, de um rio ou numa superfície continental.
Uma outra caracterísitica das rochas sedimentares é a sua ordenação temporal. Assim numa sequência de estratos que não tenha sido modificada da sua posição original, um estrato é mais antigo do que aquele que está por cima, e mais recente do que o que está por baixo - Princípio da sobreposição.
Conclusão:
Através da aula de campo, nós alunos podemos ter uma maior absorção do conhecimento sobre uma grande parte de disciplinas acadêmicas, inclusive da geografia. Na Seara da ciência da UFC, podemos ver no laboratório de biologia, vários fósseis, pois as disciplinas se intercalam, umas completando as outras, os fósseis se formam a partir do tempo, com a composição das camadas de sedimentos recaídas sobre a terra; Podemos encontrar vários tipos de fósseis no sul do Ceará, e ter mais o que observar sobre o assunto, que além de interessante nos faz entender mais sobre nossa história e evolução.
Nós, alunas do 3º I tarde, do colégio Castelo Branco, somos gratas pela avalanche de conhecimento que tivemos na aula de campo do dia 14 de janeiro de 2009.
A água e o vento são os principais agentes de transporte de sedimentos. Quando estes agentes perdem a capacidade de transportar, devido a uma diminuição da velocidade, ocorre a sedimentação.
Com o continuar da sedimentação, os sedimentos dispostos nos estratos inferiores são compactados e cimentados (precipitação de minerais novos em torno das partículas depositadas, colando-as). Ao conjunto de processos que transformam os sedimentos em rochas sedimentares consolidadas dá-se o nome de diagénese.
Os sedimentos e as rochas sedimentares são caracterizados pela presença de estratificação - que resulta da formação de camadas paralelas e horizontais, pela deposição contínua de partículas no fundo de um oceano, de um lago, de um rio ou numa superfície continental.
Uma outra caracterísitica das rochas sedimentares é a sua ordenação temporal. Assim numa sequência de estratos que não tenha sido modificada da sua posição original, um estrato é mais antigo do que aquele que está por cima, e mais recente do que o que está por baixo - Princípio da sobreposição.
Conclusão:
Através da aula de campo, nós alunos podemos ter uma maior absorção do conhecimento sobre uma grande parte de disciplinas acadêmicas, inclusive da geografia. Na Seara da ciência da UFC, podemos ver no laboratório de biologia, vários fósseis, pois as disciplinas se intercalam, umas completando as outras, os fósseis se formam a partir do tempo, com a composição das camadas de sedimentos recaídas sobre a terra; Podemos encontrar vários tipos de fósseis no sul do Ceará, e ter mais o que observar sobre o assunto, que além de interessante nos faz entender mais sobre nossa história e evolução.
Nós, alunas do 3º I tarde, do colégio Castelo Branco, somos gratas pela avalanche de conhecimento que tivemos na aula de campo do dia 14 de janeiro de 2009.
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