segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

*Matemática*

O Teorema de Pitágoras constitui, na chamada Geometria Euclidiana, uma base para definições de distância. Através de uma triangulação, por exemplo, é possível fazer levantamentos topográficos.

Na geometria, o Triângu
lo Retângulo é um triângulo que possui um ângulo reto e outros dois ângulos agudos. É uma figura geométrica muito usada na matemática, no cálculo de áreas volumes e no cálculo algébrico. Se souberem 2 lados ou 1 ângulo agudo e 1 lado do Triângulo Retângulo, não é difícil descobrir os outros lados e ângulos. A área do Triângulo Retângulo é dada pela metade do produto dos menores lados. Na SEARA da ciência podemos observar de uma forma prática e divertida como funciona esse teorema, através de um experimento simples de madeira tendo o formato de um triângulo retângulo, em quê a relação do teorema de pitágoras era evidente e simples de entender.

O experimento é formado por:

  • 1. Caixas feitas de madeira
  • 1. Cubos de madeira todos com o mesmo tamanho e medidas

Procedimento:

As caixas devem ser cortadas de forma que fiquem no formato de um triângulo retângulo e que os cubos se encaixem perfeitamente nela sem sobrar espaços vazios, as caixas devem ser pregadas umas nas outras, onde d eve ser feita três caixas, uma maior que as outras duas, simulando a hipotenusa, e as outras duas formando os catetos. A soma dos cubos dos catetos( os dois triângulos menores) devem dar exatamente o mesmo nº de cubos da hipotenusa( o triângulo maior). Dessa forma...poderemos visualizar como é simples e fácil de aprender atravéz de formas diferentes e divertidas a matemática que tantos temen em dizer que é chata e difícil!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário